A origem do vestido de noiva branco
Você já pensou na cor do seu vestido? Bom, muito provavelmente ele será branco, gelo, off white, ou cores bem clarinhas como essas. Isto é bem comum e o vestido de noiva branco já virou tradição no Brasil e no mundo. Mas, você sabe o motivo desta tradição?
Diferente de outras simbologias que nasceram ainda na Antiguidade, a tradição da vestimenta branca é mais recente, pós Idade Média. Segundo historiadores, houve um tempo em que a noiva não precisava se preocupar com a cor, mas sim com a beleza e com o luxo do vestido. Isso porque o casamento era fruto de arranjos comerciais e, portanto, deveria mostrar à sociedade que as famílias tinham posses. Vermelho e preto, por exemplo, foram cores muito usadas pelas noivas da Idade Média.
E como chegamos ao vestido branco? Pesquisadores dizem que não há consenso sobre a origem dessa tradição, que é atribuída a três rainhas diferentes: há registros que indicam que a rainha Mary Stuart, da Escócia, foi a primeira a aderir a essa cor, ainda no século XVI. Ela teria feito essa opção para homenagear a família Guise, de sua mãe, cujo brasão era branco. Outro relato, no entanto, aponta que foi a Rainha Maria de Médici, da França, no século XVII, que causou um rebuliço na Corte ao ser a primeira mulher que decidiu se casar com um traje branco – o seu vestido ainda tinha detalhes em dourado e decote quadrado. Isso foi uma ousadia inédita à época, pois a estética religiosa vigente indicava o uso de cores escuras e vestidos fechados até o pescoço.
Mas a história mais conhecida conta que foi a Rainha Vitória da Inglaterra, já no século XIX, quem lançou a tendência do branco. Vitória foi uma das primeiras nobres a se casar por amor e isso talvez tenha transformado o vestido branco em um símbolo do romantismo.
Independentemente de quem lançou a moda, a verdade é que o vestido dos sonhos é, sem dúvida, uma das maiores prioridades de muitas noivas.
Fonte: casar.com